Sexta feira, janeiro 19, 2024 Ministro da Educação Camilo Santana — Foto: Reprodução

Ministro da Educação, Camilo Santana, fala sobre a sanção do PL 54/2021, do PL 88/2018 e do PL 3383/2021 assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Os projetos são: a poupança destinada a alunos de baixa renda que cursam o ensino médio. Para acessar o “pé de meia”, como chamado pelo ministro, o estudante precisará ter frequência mínima, receber aprovação no ano letivo, estar matriculado para o próximo ano e fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A segunda medida assinada é a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Escolas, cujo principal objetivo é promover a saúde mental de alunos, professores e demais colaboradores e a medida chamada de valorização dos professores, que atinge os profissionais da educação básica e estabelece regras para planos de carreira e melhores condições de trabalho.As assinaturas ocorreram nesta terça-feira (16/1), no Palácio do Planalto. | Sérgio Lima/Poder360 – 16.jan.2023

Estudantes de baixa renda beneficiados pelo Bolsa Família e matriculados no terceiro ano vão receber um incentivo financeiro para participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), informou o ministro da Educação, Camilo Santana, em entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira, em Brasília. Na ocasião, as notas do Enem 2023 foram divulgadas oficialmente.

Santana explicou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva vai lançar na tarde de hoje o programa Pé-de-Meia, que concede bolsa poupança a estudantes de baixa renda do ensino médio que participam do Bolsa Família. O ministro adiantou que os estudantes do terceiro ano – que se enquadram neste perfil – também serão contemplados com um valor para que participem do Enem 2023.

Santana acrescentou que é preciso convencer o estudante a participar do exame, uma vez que não há custo.

[O Enem 2023] é a porta, a oportunidade que ele tem de acessar o ensino superior brasileiro, então não há motivo para o jovem não fazer o Enem, independente do resultado que ele vai alcançar — pontuou.

O Pé-de-Meia é um programa de bolsas para incentivo à permanência dos estudantes do ensino médio. Santana disse que espera começar os pagamentos no mês de março deste ano.

Conteúdo O Globo

O Acontece

Janeiro Roxo: detecção precoce ainda é desafio no combate à hanseníase

Post anterior

Ministério da Saúde disponibiliza absorventes pelo Farmácia Popular

Próximo post

Veja também

Comentários

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cultura