26/7/2023   Gabriela Vieira - Texto

O tráfico de pessoas é uma realidade de exploração de seres humanos que precisa ser combatida. No dia 30 de julho é celebrado o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, instituído pela Organização das Nações Unidas, lembrete para uma realidade de exploração de seres humanos que precisa ser combatida. A Secretaria dos Direitos Humanos aderiu à campanha Coração Azul, que busca sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre essa temática.

Como parte das ações, equipes do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) e do eixo de combate ao trabalho escravo da Secretaria realizam ações formativas nas sedes do Vapt Vupt de Fortaleza, conscientizando os cidadãos cearenses sobre o assunto e orientando sobre como agir ao se deparar com uma possível situação de tráfico de pessoas.

As atividades iniciaram na terça-feira (25), na Unidade Antônio Bezerra, e seguem nos dias 26, 27 e 28 de julho nas unidades da Messejana, Papicu e Centro, respectivamente. “Temos que, cada vez mais, disseminar o enfrentamento, o combate e a prevenção contra esse crime que atenta contra a dignidade humana. A campanha Coração Azul representa essa luta”, pontua Jamina Teles, coordenadora do Programa de Atenção ao Migrante e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria.

Além disso, a Secretaria mobilizou outras instituições do Governo do Ceará e órgãos parceiros para iluminarem os prédios com a luz azul, em alusão e apoio à campanha. Essa iniciativa busca chamar atenção para a temática e envolver cada vez mais pessoas nesse enfrentamento. Já aderiram a campanha instituições como: Palácio da Abolição, Vapt Vupt, Ministério Público do Ceará, Tribunal da Justiça do Ceará e Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região.

Tráfico de pessoas e campanha Coração Azul

O tráfico de pessoas acontece quando um indivíduo é levado a uma situação de exploração, com fins diversos, como trabalho em condições análogas à escravidão, adoção ilegal, remoção de órgãos, servidão, exploração sexual, etc, funcionando como um comércio de seres humanos.

A Campanha Coração Azul é promovida pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) desde 2009. O Coração Azul representa a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas, e é também o azul das Nações Unidas. O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade, despertando consciência social e, com ela, a busca por informações e denúncias.

Denuncie

Disque 100

Centro de Referência em Direitos Humanos – Dom Hélder Câmara: (85) 98956.5349

 

O Acontece

Educação Nova lei retoma política nacional de educação em tempo integral

Post anterior

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

Próximo post

Veja também

Comentários

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias