Região Metropolitana do Cariri 25 de março de 2019 – 23: 07
Com grande participação popular, os festejos alusivos ao aniversário dos 175 anos do Padre Cícero, com a coordenação da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, reuniu púbico recorde na procissão e nos festejos no largo do Socorro, mesmo com chuva. A Procissão das Flores, uma tradição de mais de seis décadas, chegou ao Largo do Socorro, por volta das 18h deste domingo, 24.
As cores e o brilho dos grupos folclóricos misturavam a cultura popular à fé, duas marcas registradas de Juazeiro do Norte. Ao final da missa campal pelos 175 anos de nascimento do Padre Cícero, houve a renovação das famílias ao Sagrado Coração de Jesus e o típico café do Santo.
No sábado, as comemorações foram debaixo de chuva: apresentação de quadrilha junina, seresta, distribuição do caldo da Nair e concurso do bolo. Venceu um pernambucano de coração juazeirense. João José dos Santos imprimiu, na arte da gastronomia, a sua história de romeiro, viajando em pau-de-arara e seguindo os preceitos ecológicos do Padim.
Para a julgadora, a Associação dos Chefes de Cozinha do Cariri, a estética e a essência da devoção definiram o resultado. À meia-noite, sob um show pirotécnico na Colina do Horto, ecoaram os parabéns ao fundador da cidade. Depois, o corte do bolo de mais de cem metros.
O Prefeito, Arnon Bezerra, o Vice-Prefeito, Giovanni Sampaio, o Secretário de Turismo e Romarias, Júnior Feitosa, o Deputado Federal, Pedro Bezerra, e o Deputado Estadual, Fernando Santana, participaram da festa, que reuniu devotos e a imprensa de diversas partes do país, como a rádio Constelação FM, de Guarabira, Paraíba, e a afiliada da Rede Globo, EPTV, de Campinas, São Paulo, além dos representantes da Beija-Flor, Bianca Behrends, presidente artística-cultural, e o destaque cearense, Marcos Oliveira, o Marquinhos Cabeleireiro. A Escola de Samba quer mostrar Juazeiro do Norte não só como santuário sertanejo, no carnaval carioca, em 2020. O projeto está sendo discutido.
“A prosperidade pregada pelo Padre Cícero continua. Ele transcende ao viés religioso. Foi um homem preocupado com o meio ambiente, reforma agrária, educação e com a geração de emprego e renda. Somos gratos a ele. Hoje, inspirados pelo seu empreendedorismo, somos pólo industrial e comercial. O desenvolvimento não para”, declarou o Prefeito Arnon Bezerra.
Segundo o Secretário de Turismo e Romarias, Júnior Feitosa, cresce o número de romeiros que visitam Juazeiro do Norte, neste período, fortalecendo a economia local.
“Eles vem homenagear, de diferentes formas, o Patriarca do Nordeste”.
Fotos: Lino Fly
postado por Antonio rodrigues
Comentários