14 de novembro de 2025 # Foto: Reprodução/X

Marco Rubio e Mauro Vieira após reunião em 13 de novembro de 2025 
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, publicou nesta quinta-feira (13/11) uma foto ao lado do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, após encontro em Washington. Na publicação, ele afirmou ter discutido “assuntos de importância mútua” e destacou a construção de um “quadro de reciprocidade” para a relação comercial entre os dois países.
A reunião ocorre em meio às negociações para reduzir as tarifas de 50% impostas pelo governo Donald Trump a produtos brasileiros. Segundo Mauro Vieira, o Brasil apresentou aos EUA uma “proposta geral” para tratar do tarifaço.
O chanceler afirmou que, agora, cabe a Washington responder.
“Temos que esperar que eles reajam”, disse Vieira após o encontro. De acordo com o chanceler, Rubio garantiu que o tema está sendo analisado “com toda atenção” e que a resposta deve sair “amanhã ou na próxima semana”.
O ministro não detalhou o conteúdo da proposta apresentada, e afirmou que pontos específicos — como a taxação sobre o café — não chegaram a ser discutidos.
Com o novo avanço das negociações, o Itamaraty e o Departamento de Estado trabalham para fechar, primeiro, um acordo provisório que funcione como um “mapa do caminho” para um entendimento mais amplo.
Vieira estima que essa segunda etapa pode durar entre dois e três meses até a conclusão de todos os pontos ainda pendentes.
Segundo o ministro, há demonstrações claras de interesse do governo americano — inclusive do próprio Trump — em encontrar uma solução rápida. Rubio, afirmou Vieira, transmitiu uma mensagem de Trump reforçando o desejo de manter uma relação estreita com o Brasil.
oacontece.com.br/via metrópolis
O Acontece

Prefeitura do Crato é premiada em Brasília por projeto de Educação Alimentar e Nutricional

Post anterior

Crato recebe a Carreta da Saúde do programa federal Agora Tem Especialistas

Próximo post

Veja também

Comentários

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Política