O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, reabriu nesta terça-feira, 05, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município de Barbalha. O projeto visa promover a agricultura familiar, através da compra direta de alimentos com dispensa de licitação. O município também recebeu um veículo do Ministério da Cidadania para auxiliar nas atividades do PAA.
Durante a solenidade, o prefeito Guilherme Saraiva enfatizou a importância do trabalho no campo e os projetos que irão impulsionar a agricultura em Barbalha. “Sabemos que essa é uma área que precisa de mais investimentos e temos levado essas demandas para o Governador Camilo Santana, que nesta semana anunciou a criação de um Centro de Cultivo Protegido, que vai desenvolver atividades voltadas à produção agrícola em ambiente controlado no município”, disse.
Na ocasião, os produtores rurais apresentaram sugestões, a exemplo do incentivo à produção de orgânicos e defensivos naturais. “precisamos avançar nas tecnologias que temos ao nosso alcance, como alternativas de preservação do meio ambiente e proporcionar assim uma alimentação melhor à população. Ainda não conheço o projeto a fundo, mas creio que temos muito a somar”, afirmou o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, Sérgio Pereira.
O Programa teve a suspensão do envio de recursos desde 2020. Com a reabertura, dez entidades não governamentais, 13 agricultores familiares e a rede socioassistencial do município serão beneficiadas pelo PAA.
Dia da Microempresa é comemorado com ação pública em Barbalha
Em comemoração ao dia da Microempresa, o Governo de Barbalha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), promoveu na manhã desta terça-feira, 05, na Praça Engenheiro Dório, ação pública para o repasse de orientações sobre a formalização do Micro Empreendedor Individual (MEI) e linhas de créditos.
A ideia, de acordo com o secretário adjunto da SDE, Tiago Pereira, é “fortalecer o apoio aos pequenos empreendedores e a economia local através da formalização” e promover mais oportunidades a partir da legalização dos empreendimentos.
As equipes da SDE conversaram com comerciantes locais no entorno, tiraram dúvidas e incentivaram a procurar a Sala do Empreendedor de Barbalha no intuito de apresentar os benefícios que estão disponíveis à categoria, como cursos gratuitos e apoio em encontros de aprendizagem. Para isso, foram convidados representantes do Banco do Nordeste para explicar o passo a passo do processo.
Comentários