CEARÁ BRASIL, 11 DE MARÇO DE 2021

É com imenso pesar que a Secretaria de Cultura comunica a partida da Mestre Maria de Lourdes Cândido, 82 anos, de Juazeiro do Norte, que faleceu nesta quinta-feira, 11, vítima de câncer. Em 2004, a artesã do Cariri foi titulada como Tesouro Vivo da Cultura do Estado do Ceará e, em 2013, condecorada com a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura.

Na década de 60, Maria de Lourdes começou a produzir peças de barro para criar brinquedos para seus 11 filhos e depois passou a vendê-las no Mercado Central. Com o passar dos anos, o que era só passatempo se tornou fonte de renda da família e revelou para o mundo umas das maiores artesãs do Brasil. A mestra expôs os seus anjos e figuras fantásticas, além de personagens do cotidiano, em galerias na França, Alemanha, Holanda, Estados Unidos, México e Portugal. As obras de Maria de Lourdes se tornaram coletivas, passando de geração, e hoje suas filhas continuam levando a tradição do artesanato que aprenderam com a mãe.

A Secult está de luto pela perda da grande mestra. Neste momento de partida, nos solidarizamos com todos os familiares, amigos e entusiastas das obras. Agradecemos pela vida, a obra e o legado belíssimo de Maria de Lourdes. Muito obrigada por sua luta, persistência, trabalho e resistência. Sua arte continua viva e presente na memória e coração do povo cearense.

O Acontece

Governo do Ceará lança edital de R$ 4 milhões para realização de eventos corporativos virtuais

Post anterior

Secretaria de saúde do Crato divulga boletim epidemiológico atualizado

Próximo post

Veja também

Comentários

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cultura