Ceará Brasil, 25 de janeiro de 2021

A Secretaria de Desenvolvimento e Inovação de Juazeiro do Norte (SEDECI) fechou uma parceira com o projeto Fique no Lar, desenvolvido pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE).
A iniciativa trata-se de uma plataforma virtual de apoio ao microempreendedor da região do Cariri, diante das dificuldades trazidas aos empresários pelas medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

O projeto Fique no Lar tem como objetivo disponibilizar um meio digital para criação de um catálogo de empresas e serviços do Município de Juazeiro do Norte que, diante das recomendações sanitários do governo do estado, estão funcionando via delivery. Na plataforma, os empresários podem cadastrar suas atividades em diversas categorias, como: alimentação, restaurante, farmácia, supermercado, informática, limpeza, papelaria, entre outros.

Os interessados em cadastrar seu empreendimento podem acessar a plataforma Fique no Lar a partir do seguinte endereço eletrônico: https://www.fiquenolar.ifce.edu.br/#/.
Durante o cadastro, o empresário deve apresentar algumas informações fundamentais, como: CNPJ, horário de funcionamento e serviços oferecidos. Dessa forma, seu empreendimento estará disponível para acesso e conhecimento dos moradores do município.

Central de Libras e Unidade Covid atendem paciente surdo

Uma pessoa surda foi atendida na tarde desta quarta-feira, 24, na unidade Covid de Juazeiro do Norte, localizada no bairro Lagoa Seca.

O atendimento aconteceu através de parceria realizada entre a Secretaria de Saúde e a Central de Libras, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest).

De acordo com o coordenador da Unidade Covid, Daniel Victor Lima, familiares do paciente, que se comunica através da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), procuraram atendimento demonstrando preocupação pela dificuldade da comunicação entre o médico e o paciente. “Nós acionamos a Sedest e a Central de Libras e essa parceria foi de muita importância porque, a partir dela, conseguimos tirar dúvidas clínicas. Ela serve de exemplo para que a comunidade surda possa se sentir abraçada pelo Município de Juazeiro do Norte e saiba que estamos prontos para atendê-los da melhor forma possível. O paciente se encontra estável e fazendo o uso da medicação adequada”, ressaltou o médico.

A Coordenadora da Central de Libras, Erlanea Oliveira, destaca que o papel do equipamento é assegurar o direito dos surdos, inclusive de ter acessibilidade aos atendimentos disponibilizados pelo poder público. “A parceria da Central de Libras com as secretarias municipais é de suma importância para assegurar o direito dos surdos. Estamos disponíveis para qualquer atendimento a partir da solicitação do usuário”, comenta Erlanea.

O filho do paciente, Francisco Emanuel, lembrou que seu pai foi o primeiro paciente com essa deficiência a dar entrada na unidade Covid e que o atendimento feito com intérprete foi fundamental para a qualidade do atendimento. “Parabenizo a equipe da Unidade Covid e da Central de Libras por atender muito bem o meu pai”.

A Central de Libras funciona na Avenida Leandro Bezerra, 153, no bairro Salgadinho (próximo ao Memorial Padre Cícero) e realiza atendimento à comunidade surda de Juazeiro do Norte, facilitando a utilização de serviços públicos da municipalidade.
O agendamento pode ser de forma presencial, por vídeo chamadas através das redes sociais e, ainda, por meio do perfil da Central de Libras no facebook (https://www.facebook.com/centraldelibras.jn.1)

 

Prefeitura de Juazeiro do Norte realiza orientações sobre a Covid-19 em mercados

A Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte, por meio do Núcleo de Mobilização Social e departamento de Vigilância Sanitária, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), está realizando ações educativas sobre a prevenção da Covid-19 nos mercados públicos do município.

Durante esta semana, as ações foram realizadas nos mercados do Pirajá, Central e do Pio XII. Na sexta-feira, 26, a atividade acontece no Mercado do Peixe.

A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização tanto dos permissionários dos mercados, quanto da população presente nesses locais, no que diz respeito às medidas preventivas contra a disseminação da Covid-19.

As principais orientações são sobre a importância de manter os protocolos de segurança, como o uso correto da máscara, a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool 70%, bem como manter o distanciamento de, no mínimo, 1,5m das demais pessoas que estiverem no mesmo ambiente.

 

Secult realiza live e exposição on-line em homenagem aos 132 anos
do Milagre da Hóstia

Na próxima segunda, 01 de março, completa 132 anos da primeira aparição em público da transformação da hóstia em sangue. Em alusão à data, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura, realizará uma exposição virtual e uma live para relembrar o grande momento que inaugurou a história oficial da cidade.

Intitulados “O Milagre da Memória: 132 anos dos “eventos extraordinários” de Juazeiro do Norte”, os dois eventos comemorativos estarão disponíveis nas redes sociais da Prefeitura
(@prefeiturajuazeirodonorte). A exposição contará com obras artísticas e documentos históricos que contam o evento do milagre da hóstia. A live, que também será transmitida na TV Padre Cícero, às 17h30, terá como convidadas a professora doutora Claudia Rejane e a professora doutoranda Priscila Ribeiro e tem o intuito de debater a importância do milagre da hóstia, a representação da Beata Maria de Araújo nesse evento e como o milagre se processa no mundo contemporâneo.

Responsável pelo início das romarias em Juazeiro, o milagre teve como protagonista o Padre Cícero Romão e a Beata Maria de Araújo. Em 01 de março de 1889, a hóstia, entregue pelo Padre Cícero, virou sangue na boca da Beata. O fenômeno se repetiu dezenas de vezes durante cerca de dois anos.

 

Ascom Juazeiro do Norte

 

O Acontece

Cultura de Barbalha é destaque no Rio de Janeiro

Post anterior

CRATO TERÁ MAIS 10 LEITOS DE UTI E CONTA COM 21 CLÍNICOS PARA TRATAMENTO DA COVID – 19

Próximo post

Veja também

Comentários

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias