19 de janeiro de 2025 # foto Estevam Avellar/Globo

O jornalista esportivo João Baptista Bellinaso Neto, o Léo Batista, morreu neste domingo, aos 92 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado em estado grave após complicações de um câncer no pâncreas e uma trombose — formação de coágulo sanguíneo em veia ou artéria.
O jornalista deu entrada em 6 de janeiro no Hospital Rio’s D’or em decorrência de “um quadro de desidratação e dor abdominal”. Após a realização de exames, foi diagnosticado um tumor.
Quem foi Léo Batista
O jornalista superou os 70 anos de carreira e chamou a atenção por seu estilo descontraído. Ele iniciou a carreira no rádio e participou da cobertura da primeira Copa do Mundo no Brasil, em 1950. Antes, aos 15 anos.
Léo chegou à televisão em 1955, na extinta TV Rio, e migrou para a Globo em 1970 para a cobertura da Copa do Mundo. Ele era um dos funcionários mais antigos da emissora carioca.
Léo Batista foi um dos criadores do Globo Esporte e era o apresentador mais antigo em atividade na emissora. Ele foi o primeiro apresentador do Jornal Hoje (1971), do Esporte Espetacular (1973) e do Globo Esporte (1978). Ele ainda narrou os “gols do Fantástico” aos domingos…
O jornalista ficou conhecido como “A Voz Marcante” e ganhou documentário do sportv. A série conta com quatro episódios e percorre a longa carreira do repórter e locutor paulista.
Torcedor declarado do Botafogo, Léo Batista ganhou uma cabine com seu nome no Nilton Santos. Ele também já anunciou a escalação do time e ganhou até camisa personalizada do clube…
HOMENAGEM A LEO BATISTA! Cabine no Estádio Nilton Santos é batizada com o nome do grande jornalista e botafoguense, que também ganhou uma camisa personalizada do presidente Nelson Mufarrej! Valeu, Leo, você merece!
Léo Batista foi o primeiro a narrar surfe e Fórmula 1 na televisão brasileira e noticiou a morte do presidente Getúlio Vargas em 1954. Fora do esporte, ele comandou o programa de auditório Clube da Alegria e até algumas edições de sábado do Jornal Nacional.
Ao todo, Léo participou da cobertura de 13 edições de Jogos Olímpicos e de 13 Copas do Mundo.
O jornalista era viúvo desde janeiro de 2022, quando sua esposa foi encontrada morta em uma piscina. Ele e Leyla Chavantes Belinaso foram casados por seis décadas.
Conteúdo  UOL
O Acontece

Após repercussão negativa e fake news, governo decide revogar ato sobre fiscalização do PIX

Post anterior

Semana começa com 330 oportunidades de emprego em Juazeiro do Norte pelo IDTSINE

Próximo post

Veja também

Comentários

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Esporte