O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, afirmou, nesta quarta-feira (14), que já é possível enxergar o fim da pandemia da Covid-19, mas alertou que ela ainda não terminou.
“Na semana passada, o número de mortes semanais relatadas por Covid-19 foi o menor desde março de 2020. Nunca estivemos em melhor posição para acabar com a pandemia. Ainda não chegamos lá, mas o fim está à vista”, disse o diretor.
Fazendo uma analogia, Tedros Adhanom acrescentou: “Um maratonista não para quando a linha de chegada aparece. Ela corre mais forte, com toda a energia que lhe resta. Nós também devemos. Podemos ver a linha de chegada. Estamos em uma posição vencedora. Mas agora é o pior momento para parar de correr”.
A OMS também atualizou o plano global de resposta à Covid-19 com o objetivo de auxiliar os esforços nacionais e globais para acabar com a emergência em todo o mundo. Foram definidos dois objetivos estratégicos: reduzir a circulação do vírus protegendo os indivíduos, especialmente os vulneráveis em risco de doença grave ou exposição ocupacional ao vírus; e prevenir, diagnosticar e tratar a doença para reduzir mortes e consequências a longo prazo.
oacontece/ via CNN
Comentários