23 de outubro de 2024
Dentro da programação do XV Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra acontecerá mais uma edição do Fórum da Memória e Encontro dos Pontos de Cultura do Cariri, neste sábado, 28 de Setembro de 2024, no Pequeno Palco do Centro Cultural do Cariri.
A ação tem como objetivo alinhar as demandas dos terreiros da cultura, segmentos da cultura ancestral da região bem como discutir as políticas de pontos de cultura e salvaguarda dos saberes ancestrais do cariri cearense.
O encontro deverá reunir mestres e mestras, brincantes, gestores, pesquisadores e representantes dos Pontos de Cultura.
Programação:
Fórum da Memória
Escolas Da Ancestralidade e Salvaguarda Dos Saberes Nos Terreiros Do Cariri.
Local: URCA
⦁ 8:00 Café da manhã
⦁ 9:00 Roda de abertura
⦁ 9:30 Reitura da relatoria do ano anterior
⦁ 10:00 Formação dos grupos de discussão
⦁ 11:00 Apontamento sobre demandas apresentadas, leitura da carta de relatoria do fórum
⦁ 12:00 ALMOÇO – servido no local
⦁ 13:30 ENCONTRO DE PONTOS DE CULTURA DO CARIRI
⦁ Movimento Cultura Viva e Política Pública Cultura Viva
⦁ 18:00 lanche
⦁ 19:30 show Loas a Kalunga
⦁ 21:00 Retorno
Coletivo Camaradas realizará mapeamento de Pontos de Cultura e organizações de base comunitária no Cariri
O Ponto de Cultura Coletivo Camaradas realizará em parceria com o Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (LACITE), núcleo da Universidade Federal do Cariri – UFCA, o mapeamento de organizações de base comunitária e Pontos de Cultura da região do Cariri. O trabalho tem como objetivo gerar um banco de dados para o fortalecimento das redes dos movimentos sociais, pesquisa, produção cultural, imprensa e as políticas públicas.
O lançamento do mapeamento acontecerá durante o Encontro da Rede de Pontos de Cultura da Região do Cariri que acontecerá dentro da programação do Salão de Outubro, no dia 31 de outubro, às 14h, no Salão de Atos, da Universidade Regional do Cariri – URCA.
O trabalho será coordenador pela pesquisadora Erika Lizandra e o pedagogo Alexandre Lucas, ambos integrantes do Camaradas. O mapeamento deverá obter dados dos 29 municípios que compõe o Cariri. O trabalho acontecerá a partir de uma rede de colaboração e autodeclaração das organizações sociais.
A previsão é que o mapeamento seja concluído no início do próximo ano. O Coletivo Camaradas tem sido um dos principais articuladores do movimento Cultura Viva no Cariri, a rede que compõe os Pontos de Cultura.
Além do Coletivo Camaradas, os Pontões de Cultura subsidiados com recursos do Ministério da Cultura também deverão fazer trabalho semelhante de mapeamento e coleta de dados.
O Coletivo Camaradas deverá contar com agentes culturais nos municípios para ajudar na indicação e aproximação com as organizações sociais.
Comentários