28 de novembro de 2023 Foto: Ascom Crato

O mundo pode acabar com a AIDS, com as comunidades liderando o caminho. Essa é a mensagem do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS 2023, defendida pela UNAIDS. Para contribuir com este movimento pelo fim da doença, a Secretaria Municipal de Saúde do Crato dá início à campanha Dezembro Vermelho, nesta sexta-feira, 1º. A abertura oficial será às 8h30, na Praça Siqueira Campos, no centro da cidade, em parceria com o Sesc.

Dentre as ações, estão a realização de teste rápido para HIV, distribuição de preservativos masculinos e femininos e também Educação em Saúde sobre o tema. Durante a campanha, a equipe da Saúde e os parceiros enfatizam a importância da prevenção, da assistência e da proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

HIV/Aids

A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. Os pacientes soropositivos, que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Em Crato, as pessoas diagnosticadas com HIV são acompanhadas pelo Centro Municipal de Infectologia, onde encontra-se o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), com acompanhamento de infectologista e outros profissionais. O atendimento e o tratamento HIV/Aids são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

Programação

Também haverá ação no dia 7 de dezembro, às 16h30, na Praça Cristo Rei; e no dia 21, às 16h30, na Encosta do Seminário

Visando formar especialistas comprometidos com os princípios e diretrizes da Política Nacional para a População em Situação de Rua, o município do Crato participa da I Semana de Capacitação do Projeto Recriando Oportunidades. Na ocasião, 30 profissionais cratenses estão presentes na referida capacitação, que acontece em Barbalha.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Associação Frente de Assistência Criança Carente – FACC e das Secretarias de Desenvolvimento Social do Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte. A missão é capacitar os agentes para agirem de maneira humanizada e acolhedora, atendendo às necessidades específicas da população em situação de rua.

Do Crato, estão participando profissionais das Secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Segurança Pública com o Demutran, e Secretaria de Meio Ambiente.

O Acontece

Governo do Ceará antecipa pagamento da segunda parcela do 13º salário para 180 mil servidores

Post anterior

Governo do Ceará antecipa pagamento da segunda parcela do 13º salário para 180 mil servidores; R$ 2,5 bilhões serão injetados na economia em dezembro

Próximo post

Veja também

Comentários

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Saúde