7 de fevereiro de  2025 # fotos Ascom Crato

O Crato deu início a uma nova fase na produção agrícola da Chapada do Araripe com o lançamento do projeto de cultivo de cafés especiais, realizado na manhã desta quinta-feira, 6. A iniciativa marca o retorno do município ao fomento da cultura do café, em parceria com a Associação dos Moradores e Agricultores do Sítio Coruja e Adjacências e a Associação dos Cafeicultores da Chapada do Araripe, que está em formalização.

O projeto conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima, responsável pela produção de 12 mil mudas de café, distribuídas para o plantio. As mudas, de grãos especiais e selecionados, foram cultivadas no Viveiro Público Municipal, único certificado para a produção das mudas,.

O evento de lançamento aconteceu na própria comunidade, com a presença do prefeito do Crato, André Barreto; do secretário de Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMMA), George Borges; da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, Celiane Bispo; e de mais de 20 produtores rurais que estarão diretamente envolvidos no cultivo.

O idealizador e articulador do projeto, Paulo Ernesto Arrais, destacou que a retomada do cultivo de café na região contará com diversas parcerias, incluindo a SEMMA, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos e a Ematerce. Os grãos especiais de café arábica utilizados para a produção das mudas foram adquiridos em Minas Gerais. De acordo com o articulador, aqui serão cultivadas três variedades de sequeiro, adaptadas às condições da Chapada do Araripe, a Acauã Novo, Graúna e Asa Branca.

Produtores cadastrados

As reuniões para o desenvolvimento da iniciativa começaram no ano passado e os 20 produtores envolvidos no projeto já passaram por ciclos de capacitação. Segundo o articulador do projeto, ainda será avaliado o potencial de produtividade local a partir deste primeiro plantio. “A intenção não é promover a monocultura do café, mas integrar essa cadeia produtiva, valorizando o aspecto social e o respeito ao meio ambiente, com mais sustentabilidade para o campo”, afirma.

O prefeito André Barreto destacou o compromisso da gestão com o fortalecimento da agricultura familiar, visando proporcionar mais oportunidades de trabalho, aumento da renda e melhores condições de vida para os trabalhadores rurais do Crato. “É fundamental que essas famílias tenham qualidade de vida por meio da produção e comercialização de seus produtos”, ressaltou.

A presidente da Associação, Cícera Edna Pereira Teles, destacou a relevância do projeto, que foi bem recebido pela comunidade. “São produtos especiais e abraçamos o projeto para que ele dê certo. Ele é muito bem-vindo”, afirmou.

Já a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, Celiane Bispo, enfatizou o resgate da cultura do café como uma oportunidade de fortalecer a permanência do homem e da mulher no campo, além de fomentar a comercialização por meio das feiras da agricultura familiar.

O Acontece

Câmara Municipal de Crato abre 30ª legislatura com grande estrutura

Post anterior

Semana começa com 292 oportunidades de emprego em Juazeiro do Norte pelo IDTSINE

Próximo post

Veja também

Comentários

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias