A Clínica Escola de Fisioterapia da Estácio de Juazeiro do Norte reiniciou, após recesso acadêmico, suas atividades na última segunda-feira, 10, com os atendimentos agendados na coordenação do curso. Com um trabalho realizado diariamente, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h, e das 13h30 às 18h, no ano passado foram mais de 7 mil pessoas diretamente beneficiadas, com os serviços especializados prestados pelos profissionais preceptores e alunos estagiários das disciplinas específicas.
No primeiro semestre de 2019, foram realizados 4.530 atendimentos, com destaque para o mês de abril, com 1.262 pessoas assistidas. Já no segundo, a clínica escola registou o número de 3.324 pacientes, sendo o mês de setembro, responsável pelo maior número de atendimentos no período, com 1.130 pessoas recebidas na unidade.
O retorno contou, pela manhã, com atendimentos dos preceptores de dermatofuncional e projeto eletro, com a especialista Priscila Oliveira, e Cardiorespiratória, com Laryssa Cardoso. Na parte da tarde, atuaram os profissionais da área da pediatria, com Rafaela Macedo; neurofuncional e projeto eletro, com Albério Ambrósio; uroginecologia, com Lorena Lacerda, e traumato-ortopedia, com William Torres. É importante destacar que à noite foi realizado o Projeto Ser Autista, com Írma Katarine. Os trabalhos são coordenados pelo Professor William Cavalcante Torres Fernandes.
O coordenador do Curso de Fisioterapia da Estácio, Rodrigo Mousinho, ressalta a importância desse trabalho qualificado que vem sendo realizado, com um atendimento gratuito à comunidade. Além disso, desde que a clínica passou a funcionar na região, com equipamentos modernos, se tornou referência em atendimentos especializados, a exemplo da fisioterapia cardiorrespiratória. Com isso, tem sido de grande relevância pelo número de atendimentos que vem registrado a cada ano. A estimativa é de que, em 2020, sejam realizados mais de 8 mil atendimentos.
Agendamentos
Todos os atendimentos são agendados previamente e já há uma fila de espera. O trabalho é desenvolvido por professores do curso de Fisioterapia, avaliado pelo Ministério da Educação (MEC), com nota 4 (conceito muito bom). O acompanhamento fisioterapêutico ocorre na clínica, com diversos tipos de tratamentos inovadores, a exemplo do Método Padovan de Reorganização Neurofuncional, utilizado na recuperação de sequelas neurológicas de recém-nascidos, além da Fisioterapia Cardiorrespiratória.
Pioneirismo
Com equipamentos para tratamentos pioneiros no interior do Estado, a Clínica Escola conta com especialistas em reabilitação cardíaca, além de atendimentos nas áreas de neurologia, pediatria, ginecologia, obstetrícia, dermatologia, traumatologia e ortopedia, distúrbios funcionais do assoalho pélvico, além de reabilitação pulmonar.
—
Comentários