Quinta feira, janeiro 25, 2024

A meta é universalizar esse modelo de ensino na rede estadual até 2026

Em 2024, o Ceará alcançou a marca de 75% das escolas estaduais em tempo integral: mais 26 escolas de Ensino Médio adotaram o modelo de ensino neste início de ano letivo, que começa na próxima segunda-feira (29). A informação foi divulgada pelo governador Elmano de Freitas, nesta quarta-feira (24), durante conversa com a população por meio das redes sociais.

“Quando assumi como governador, já estávamos em 60% das escolas do Ceará em tempo integral. Em 2023, levei isso para 71%. Este ano, 26 escolas vão também passar a ser em tempo integral. Vamos alcançar, em 2024, 75% das escolas em tempo integral. A minha meta é chegar a 100% das escolas em tempo integral”, explicou Elmano de Freitas.

Para atingir a meta da universalização, acrescentou o governador, o Estado está construindo 22 novas escolas de Ensino Médio, e mais 40 unidades terão ordens de serviço assinadas em breve. “Nós queremos terrenos bem localizados, perto de onde os estudantes moram”, frisou.

Cada escola em tempo integral oferta uma jornada diária de nove horas-aulas diárias, garantindo três refeições diárias. O currículo é composto por 45 horas semanais. A jornada escolar ampliada cria mais oportunidades de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, além do protagonismo estudantil.

Educação com DNA cearense

Na oportunidade, o gestor aproveitou para parabenizar os resultados dos estudantes cearenses no Enem 2023. Elmano defendeu, ainda, que para a educação pública do Ceará continuar a ser referência nacional, o fortalecimento da rede é compromisso.

Nesse sentido, o governador deu posse nesta quarta-feira (24) a 635 professores do cadastro de reserva da Secretaria da Educação. “Uma festa muito bonita no Theatro José de Alencar. Esse concurso, realizado pela Fundação Estadual do Ceará , teve mais de 50 mil inscritos. Só passaram no concurso algo em torno de 3.700 professores e professoras. Isso demonstra que estamos  buscando professores com muita qualidade”, parabenizou.

Os novos professores serão lotados em 435 escolas, em 165 municípios. Com esta nova posse, o Governo do Ceará conclui a convocação de todos os 3.793 aprovados no certame, somando vagas de provimento imediato e cadastro de reserva.

Histórico

O governador também pontuou a importância histórica da implantação do campus avançado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. A pedra fundamental foi lançada na última sexta-feira (19), na Capital cearense, com as presenças do presidente Lula e de ministros.

“O ITA vai funcionar na Base Aérea de Fortaleza. O Estado do Ceará tem a honra de receber os recursos para fazer a reforma dos prédios e construir os novos alojamentos.No Ceará vai funcionar o curso de Energia Renováveis e de Engenharia de Sistemas. Portanto, percebam a relação disso com a nossa ideia de desenvolvimento econômico para o estado. Trabalhamos com a ideia de hidrogênio verde, energia solar e energia eólica”, disse.

Segundo ele, a rede pública estadual terá um curso preparatório para o ITA. O projeto já está sendo discutido com a Seduc e instituições privadas.

O Acontece

Deputado Guimarães lança Fernando Santana como pré-candidato a prefeitura de Juazeiro do Norte

Post anterior

Aos 470 anos, SP oferece oportunidades, mas maioria quer deixar cidade

Próximo post

Veja também

Comentários

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias