17 de julho de 2024 # fotoTelevision and businessman
Por Antonio Rodrigues Peixoto
Regra geral, a percepção política que a sociedade tem acerca da atuação de seus governantes está diretamente relacionada com a verdade estampada pela mídia em suas publicações diárias. Essa relação que, em princípio, parece natural, precisa, contudo, ser analisada com muito cuidado, a fim de que não nos tornemos meros instrumentos de manobra na mão daqueles que querem se eternizar no poder.
De comum, nas pesquisas de intenção de voto realizadas com abundância no período eleitoral, ordinariamente, a preferência do candidato oscila ao sabor da divulgação pela mídia em seus principais meios de comunicação do País, de suas propostas bem intencionadas de gerir a coisa pública ou de seu nome relacionado a algum desvio de conduta ou de dinheiro público.
Se o único propósito dessas manchetes fosse deixar o eleitor informado, seria maravilhoso. O problema é que elas, constantemente, escondem interesses particulares, muitas vezes, inconfessáveis. Trazendo isso para nosso arraial político, podemos citar alguns gestores municipais, pertinho de nós, como exemplo da força da mídia em face da opinião pública.
Quem acompanha essas gestões apenas pelo noticiário local, sobretudo nos chamados programas de rádio jornalismo, que é a imensa maioria nesta Região, a tem como a pior de toda a história dos últimos tempos, e até mesmo do Cariri, para não dizer do Ceará ou do Brasil.
As gestões, de fato, nada tem de extraordinário. Mas, certamente, passam longe do tom desastroso que a mídia tenta nos passar diariamente. Assim, adotar o mínimo de senso crítico ao lidar com as citações jornalísticas, para que não se repitam fenômenos como vários gestores eleitos nas últimas décadas.
Muitos ancorados no apoio massificado da mídia foram elevados a uma espécie de salvadores da pátria, recebendo uma enxurrada de votos, e somente depois se descobre que são, supostamente, responsáveis por rombos milionários nos cofres de vários municípios, do Estada e porque não dizer de todo o País.
Comentários