28 de julho de 2025
O Governo Federal anunciou um investimento de R$ 6 bilhões para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país, por meio do Novo PAC Seleções 2. Desse valor, R$ 340,4 milhões serão destinados ao Ceará, garantindo mais de 1.100 novas obras, veículos e equipamentos.
Com esse investimento, o Ceará vai receber 611 conjuntos de equipamentos para melhorar as unidades básicas de saúde (UBSs), incluindo 396 kits para teleconsulta. Além disso, serão construídas 40 novas UBSs e 40 unidades odontológicas móveis para levar atendimento a mais lugares.
O objetivo do novo PAC Saúde é fortalecer a rede pública de saúde, ampliando a capacidade de atendimento do SUS em todo o Brasil. Uma das estratégias é o programa Agora Tem Especialistas, que busca reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. Ao melhorar as UBSs, o programa ajuda a aliviar a sobrecarga na atenção especializada.
Com esse investimento, 95% dos municípios brasileiros (cerca de 5.290) vão ganhar 800 novas UBSs, 7 mil salas de teleconsulta, 10 mil UBSs equipadas, além de 400 unidades odontológicas móveis. A população também vai contar com mais 46 policlínicas, 130 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e 1.533 novas ambulâncias do SAMU para atendimentos de urgência e emergência.
Cerca de 10 mil UBSs que já existem vão passar por melhorias, recebendo equipamentos modernos que vão facilitar procedimentos, exames, vacinas e cuidados de saúde. Em todo o país, essas unidades vão oferecer recursos como câmaras frias para vacinas, ultrassom portátil, retinógrafo para detectar doenças de retina precocemente e espirômetro digital para doenças respiratórias.
Além disso, as UBSs vão ganhar kits para montar salas de teleconsulta, permitindo que pacientes do SUS possam conversar com médicos especialistas à distância, sem precisar se deslocar. Assim, o atendimento fica mais rápido e acessível para todos.
Com informação SECOM/Presidência da República
Comentários