HISTÓRIA
Sexta feria, 28 de abril de 2023 – Tela de Assunção Gonçalves
Em meio a grande festa popular, Padre Cícero Romão Batista foi empossado no cargo de primeiro Prefeito do recém-criado município de Juazeiro do Norte, em 04 de outubro de 1911.
À sessão solene de posse compareceram 17 coronéis do Cariri, e realizou-se na casa de Dona Rosinha Esmeraldo, localizada no cruzamento da Av. Dr. Floro com a Rua Padre Cícero, transformada hoje numa pousada de primeiro andar. Juazeiro do Norte conquistara sua emancipação política graças à determinação do seu povo, liderado pelo Padre Alencar Peixoto, Dr. Floro Bartolomeu, Prof. José Marrocos que, movidos pelos anseios da população como autênticos líderes, se dedicaram ao grande projeto popular que foi a criação e instalação oficial do município de Juazeiro do Norte.
Nesta mesma data, houve a instalação da Câmara Municipal, tendo como primeiro Presidente, o médico Floro Bartolomeu da Costa, que deu posse ao prefeito Padre Cícero,
Na oportunidade, Padre Cícero promoveu a assinatura do Pacto de Paz pelos 17 coronéis. O movimento ficou conhecido com a reunião de 17 líderes políticos da Região do Cariri.
Estiveram presentes na ocasião e assinaram o pacto os lideres políticos de Missão Velha, Crato, Araripe, Jardim, Santana do Cariri, Assaré, Várzea Alegre, Campos Sales, São Pedro do Cariri (Caririaçu), Aurora, Milagres, Porteiras, Lavras da Mangabeira, Barbalha, Quixará (Farias Brito), Brejo Santo, além de Juazeiro do Norte.
No plenário da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, há uma grande tela a óleo pintada pelo artista Assunção Gonçalves, referente ao histórico encontro do Padre Cícero com os coronéis do Cariri. Convém ressaltar que o edifício-sede do Legislativo Juazeirense tem o nome de Dr. Floro Bartolomeu, o primeiro Presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, que inaugurou agora sua nova sede.
Fotos atuais da antiga Câmara
Sete filhos do Crato foram prefeitos e Juazeiro.
A história político-administrativa de Juazeiro do Norte registra que sete filhos do Grato foram prefeitos de Juazeiro do Norte, a saber: Padre Cícero Romão Batista (dois mandatos), João Bezerra de Menezes, Tenente João de Pinho Ferreira, Coronel Francisco Néri da Costa Morato, Afonso Melo, José de Melo e José Arnon Bezerra.
Fonte de pesquisa
(“Independência de Juazeiro”, escrita pelo Historiador e Comunicador José Boa Ventura de Sousa/oacontece.com.br
Comentários