Ceará Brasil, 05 d março de 2021

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, participou na tarde desta quinta-feira, 4, de reunião virtual para debater uma política de Combate à Covid – 19, de forma unificada, para os municípios do Crajubar, através de um comitê regional, que será formalizado na próxima segunda-feira, dia 08, em nova reunião. Por sugestão da Secretaria de Saúde do Estado, também devem ser incluídos os municípios de Iguatu, Icó e Brejo Santo, que fazem parte da macrorregião sul do Estado, já que todos os municípios estão interligados à rede, principalmente quando se trata das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), para atender as cidades.

Os prefeitos participantes de Barbalha, Guilherme Landim, e de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, aceitaram a sugestão da Secretaria de Saúde do Estado de formar o comitê regional com os prefeitos, representantes do judiciário, câmaras municipais, Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) e Ministério Público, para que sejam tomadas decisões relacionadas à esses municípios. Durante a reunião com o prefeito, em Crato, estiveram o Presidente da Câmara Municipal, Florisval Coriolano, e a Secretária Adjunta da Saúde, Milenna Alencar, além da presença virtual da secretária de Saúde, Marina Feitosa, e as secretárias de Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Rolim, e de Barbalha, Janine Rosas, e a coordenadoria da Regional de Saúde, Teresa Cristina.

Fiscalização mais intensa

As principais definições desse primeiro momento serão de intensificar e combater as festas clandestinas, com fiscalização rigorosa, envolvendo o trabalho da Polícia Militar, Vigilância Sanitária, e os órgãos de segurança de cada um dos municípios, para que as medidas dos decretos sejam cumpridas, além de maiores esclarecimentos quanto ao número de leitos, ampliar a comunicação relacionada à gravidade no aumento dos casos. No momento, 100% dos leitos das UTIs estão ocupados, com fila de 8 pessoas aguardando vaga. No Crato, dos 10 leitos disponibilizados desde a última segunda-feira, o último deles foi ocupado na manhã desta quinta-feira, 4.

A cada semana serão realizadas as análises por parte do comitê que será formado, e só então as novas medidas deverão ser tomadas de forma integrada pelas cidades que farão parte. Além disso, já ficou definido a partir da reunião ocorrida nesta quinta-feira, que o consumo de bebidas alcoólicas terá uma fiscalização maior, com a proibição do uso em espaços públicos, bares e restaurantes.

SECRETARIA DE SAÚDE DO CRATO INTENSIFICA AÇÕES EDUCATIVAS PARA DIMINUIR CIRCULAÇÃO DE PESSOAS

A ação contribui para o trabalho diário das forças de segurança municipais e visa o enfrentamento à Covid-19

Na tarde desta quinta-feira, 4, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde do Crato (SMS) foi à diversas localidades na cidade para orientar os cratenses quanto ao cumprimento dos decretos estadual e municipal, que proíbem a permanência de pessoas em locais públicos após as 17h. A ação visa minimizar a circulação e aglomeração da população, consequentemente, a contaminação do coronavírus.

O momento é muito preocupante em todo o Estado do Ceará e também no Crato. Atualmente, não há mais leitos de UTI Covid disponíveis no município. A média móvel aumentou em cerca de 100% no Crato. Há duas semanas, era de 14 casos e agora a média está em torno de 28 diários.

As praças do centro do Crato e a Encosta do Seminário são espaços bastante procurados pela população, para a prática esportiva ou mesmo como lazer. Nesse momento, que o município tem apresentado aumento considerável nos índices da doença, é de suma importância contar com a colaboração da população. Diariamente, agentes do Demutran e os guardas civis têm dispersado os moradores desses locais, reforçando a importância do isolamento social. Diminuir a circulação das pessoas, nesse momento, é fundamental para desacelerar a contaminação do coronavírus.

CRATO DIVULGA BOLETIM CORONAVÍRUS

A Secretaria de Saúde do Crato informa que até esta quinta (04), o município notificou 33526 pacientes, sendo 10005 casos confirmados, 22995 descartados, e 526 aguardam o resultado dos exames.

Entre os casos confirmados, 9497 já estão recuperados, 11 internados, sendo 03 em UTI e 08 em enfermaria clínica. Os outros 369 estão em tratamento domiciliar. Foram confirmados 128 óbitos por COVID-19 no município.

Ascom Crato

Postado por Rodrigues peixoto

O Acontece

Chega a Juazeiro do Norte mais um lote de vacinas contra a Covid-19

Post anterior

Ministério da Saúde fará entregas semanais de vacinas em março

Próximo post

Veja também

Comentários

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias