23 de outubro de 2025
Atenção primária à saúde como ordenadora do cuidado e da rede de atenção à saúde – RAS. Essa foi a temática da XII Conferência Municipal de Saúde do Crato realizada na quarta-feira, 22, no Salão de Atos da URCA, que reuniu profissionais e trabalhadores da área para a Elaboração do Plano Municipal de Saúde (2026/2029). Uma realização da Secretaria de Saúde do Crato, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde.
Na ocasião, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Kéllida Rocha, ressaltou a importância da participação de todos para a construção e o funcionamento da atenção primária. “A gente fiscaliza e permite que cada voz seja ouvida para sugestão. Para juntos, usuários, profissionais e trabalhadores, possamos construir o bem comum de todos que é uma atenção primária de qualidade, pois ela é a porta de entrada e a base do nosso Sistema Único de Saúde”, disse.
Em sua fala, a Secretária de Saúde, Sheyla Martins, falou o quanto é necessário e importante discutir a pauta da atenção primária para oferecer um melhor atendimento a população cratense. “Debater a atenção primária a saúde é primordial para a construção de uma saúde de qualidade no nosso município. Que todos nós possamos participar efetivamente”.
A palestra magna, com o tema da conferência, foi ministrada pela Superintendente da Regional de Saúde, Tereza Cristina. Depois os participantes foram divididos em grupos, para discutirem os eixos: Saúde como direito a atenção primária que queremos; Consolidação dos princípios do SUS como ênfase na integralidade da assistência social; e o Controle social no SUS.
Também estiveram presentes no evento, a Secretária Executiva de Saúde, Clara Saionara; a vice-reitora da URCA, Socorro Vieira; o diretor Executivo do Hospital São Raimundo, Bernardo Figueiredo; e a coordenadora da Área Descentralizada de Saúde do Crato, Andrea Casado. A apresentação cultural ficou por conta da Banda Dons e Talentos da APAE Crato.
Comentários