23 de setembro de 2025
Durante toda esta semana, o Rio de Janeiro vai sediar as Competições Senac 2025, o maior circuito educacional do país para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Durante três dias, alunos(as) do Senac – oriundos de 23 estados e do Distrito Federal – vão colocar seus talentos à prova ao disputar títulos nacionais em desafios dignos de profissionais de excelência.
“Esta é uma das nossas contribuições ao Setor do Comércio que tem nos alunos do Senac futuros profissionais com um padrão de excelência excepcional e que fazem a diferença no mercado, inspirando novos estudantes a seguirem nessa trilha exemplar”, esclarece o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
O evento mobiliza cerca de 4 mil pessoas por dia, no Pavilhão 4 do Riocentro, em Jacarepaguá (considerado o segundo maior centro de convenções da América Latina). Estarão reunidos empresários, docentes, experts e as principais lideranças do Sistema Comércio. Estão previstas também caravanas escolares para dar oportunidade a novos públicos de mergulhar neste universo inspirador que aponta para o futuro do trabalho.
Novas ocupações
Para conquistar uma vaga nas Competições, os(as) 110 competidores(as) enfrentaram no último ano rigorosas seletivas locais e regionais, contando com acompanhamento de docentes e experts da Instituição em suas categorias.
Uma novidade desta edição é a ampliação das disputas para áreas alinhadas às transformações do mercado, como inovação e tecnologia. Assim, as provas vão envolver dez ocupações.
Desse total, sete representam um passaporte aos futuros medalhistas de ouro para a maior competição de educação profissional do planeta, a WorldSkills Competition, que será realizada em Xangai, em 2026. São elas: Cabeleireiro, Recepção de Hotel, Florista, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Serviço de Restaurante e Estética e Bem-estar.
Além disso, três outras ocupações entram na disputa nacional pela primeira vez: Confeitaria, Informática para Internet e Desenvolvimento de Sistemas. Será um piloto e uma mostra do quanto essas áreas de estudo poderão avançar e impulsionar o Sistema Comércio.
Iniciativa inclusiva
As Competições começaram em 2016, revelando o protagonismo do Senac em diversas áreas, a princípio como um evento interno. A partir de 2023, a iniciativa se tornou mais robusta, transformando-se em uma vitrine nacional de profissões para o grande público.
Um destaque da iniciativa é o seu caráter de inclusão social por meio da educação. Isso porque parte dos(as) competidores(as) chega para a disputa oriundos do Programa Senac de Gratuidade (PSG).
Desde 2009, quando começou, o PSG já contribuiu para a formação de mais de 4 milhões de pessoas em todo o Brasil, possibilitando novas oportunidades de empregabilidade e empreendedorismo por meio da qualificação de excelência, sem custo para os alunos.
Por: Comunicação SENAC
Comentários