6 de dezembro de fotos Ascom Crato
Alunos da Escola Pedro Morais de Brito participaram, no período de 1 a 3 de dezembro, do Torneio de Robótica First Lego League Challenge. O torneio foi promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e reuniu 42 equipes, com participação de 23 escolas públicas. Os classificados nesta etapa seguem para a fase nacional, que acontecerá em 2024, em Brasília.
O município do Crato esteve representado, pela Secretaria Municipal de Educação, através da Escola de Ensino Fundamental II em Tempo Integral Pedro Morais de Brito. O “Projeto de Robótica”, sob a responsabilidade da professora Juliana Bezerra, tem a participação da equipe POWERFULL ROBOTS, composta pelos alunos: Paulo José, capitão da equipe e o responsável pela comunicação; Arianne, pesquisadora do projeto de inovação; Vitória, gerente do projeto de inovação; Aryanne, estrategista de missão; Yanne e Andressa, programadoras; Alisson, montador; Samira, montadora e responsável pelo designer criativo; e Alex, gerente de materiais.
De acordo com a secretária de Educação, Germana Brito, o município recebeu o convite para participar, através da parceria com o SESI. “Gratuitamente todo o material e instrução de seus professores foi ofertado por esta Instituição, a quem na oportunidade já agradecemos imensamente. Os bons resultados do Crato na educação têm rendido valiosos frutos e parceria”, explica a secretária.
Comemorado no dia 03 de dezembro, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDPED), juntamente com a APAE e o Instituto Heitor Coelho, em parceria com a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), realizou na segunda-feira, 04, na Praça Siqueira Campos, atividades em alusão a referida data.
Na ocasião, foram ofertadas diversas atividades, entre elas, massagem, disponibilização de livros para leitura, entrega de panfletos e apresentações da banda de música da APAE e da Escola Maestro Azul.
ducação do Crato é destaque no Torneio SESI de robótica
Em sua fala, a gestora da SMDS, Ticiana Cândido, ressalta a importância da parceria entre sociedade civil e poder pública para a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência. “Juntos, poder público e sociedade civil, conseguiremos efetivas os direitos desse público”, disse.
A Presidente do COMDPED, Alana Lucena, destacou que o referido conselho está ativo e trabalhando na garantia dos direitos da pessoa com deficiência.
A ação contou também com o apoio da Universidade Regional do Cariri (URCA), da Associação Cearense de Diversidade e Inclusão (ACEDI), da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB Crato; e da SAAEC.
Comentários