Ceará Brasil, 11 de maio de 2021
Crato deve avançar, nesta semana, para os grupos da 3ª fase de vacinação do Plano Nacional de Imunização (PNI). Ela é dividida em duas etapas, sendo que a primeira delas, a ser iniciada, é destinada às grávidas e puérperas com comorbidade, pessoas com Síndrome de Down e pacientes renais crônicos. A imunização deste grupo está prevista para ocorrer com as recém chegada das mais de 45 mil doses da Pfizer no Ceará, destinadas ao grupo.
Para Fase 3, além do cadastramento e agendamento pelo site Saúde Digital, será exigida a comprovação da comorbidade, por meio de atestado, prescrição ou relatório médico especificando a indicação da vacina pelo médico. “Os pacientes que já tiverem atestados, com validade de um ano, podem apresentá-los no ato da vacinação. Quem não tiver, deve procurar o seu médico”, comenta Marina Feitosa, secretária de Saúde do Crato.
A gestora convida à população a realizar o seu cadastro na plataforma, indicando a comorbidade e aguardando o cumprimento de cada fase. Conforme orientações da Comissão Intersetorial Bipartite (CIB), o município só pode avançar para um novo público quando alcançar 90% de cobertura vacinal do público prioritário anterior, além da disponibilidade de doses. Portanto, é de suma importância que a população fique atenta às orientações para o agendamento.
Comentários