12 de fevereiro de 2026

Por Hermínia Rachel Saraiva
Amanhã, sexta-feira, 13, começa o Crato Estação da Folia 2026, que promete cinco dias de festa no Largo da RFFSA. A programação segue até a terça-feira, 17 de fevereiro, reunindo grandes atrações musicais, manifestações culturais, atividades infantis e uma ampla estrutura de serviços para garantir segurança, saúde e organização ao público.
A edição deste ano presta homenagem ao carnavalesco Antônio Vitorino da Silva, personalidade marcante na construção da identidade do carnaval cratense e referência na tradição das escolas de samba do município.
Abertura com tradição e grande show
Na sexta-feira, 13, a partir das 17h, a folia será iniciada com o tradicional Desfile das Virgens, saindo do bairro Mirandão em direção ao Centro Cultural do Araripe (RFFSA), onde está instalada a Estação da Folia. Às 20h, a cantora Taty Girl sobe ao Palco Vitorino para abrir, oficialmente, a programação de shows.
Segurança e mobilidade reforçadas
Para garantir tranquilidade aos foliões, foi montado um esquema especial de segurança com cerca de 120 profissionais, incluindo efetivos da Polícia Militar, Guarda Municipal Civil e apoio da Polícia Civil. O evento contará com sistema de videomonitoramento, enquanto o policiamento regular da cidade seguirá normalmente. O DEMUTRAN atuará com aproximadamente 15 agentes, organizando o fluxo de veículos e pedestres nas principais vias de acesso ao evento, assegurando mobilidade e segurança viária.
Estrutura de saúde e garantia de direitos
O Crato Estação da Folia contará com posto médico estruturado, ambulância no local e equipe composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. A Vigilância Sanitária também estará presente.
O Centro de Infectologia realizará distribuição de preservativos e testagens rápidas para HIV e sífilis. Já o Bloco Disque 100 atuará com entidades parceiras em ações educativas e plantões de atendimento voltados ao enfrentamento das violências, especialmente contra mulheres, crianças e adolescentes, além da prevenção à importunação sexual e à discriminação racial.

Organização e sustentabilidade
A Secretaria de Serviços Públicos ficará responsável pela limpeza do espaço antes, durante e após o evento. A Secretaria de Meio Ambiente organizará as áreas de comercialização e implantará coletores de resíduos sólidos, incentivando a reciclagem e o cuidado ambiental durante os dias de festa.
Destaque também para a programação infantil na Estação da Infância (galeria da RFFSA). No sábado, 14 de fevereiro, a partir das 16h, o Grupo Música em Casa inicia a festa com a criançada. No domingo, 15, às 16h, será a vez do grupo Tábua de Pirulito. E, para encerrar os festejos carnavalescos infantis, Tio Flavinho e Banda Algazarra se apresentam na terça-feira, 17 de fevereiro. Toda a programação é gratuita.
Programação completa
Sexta-feira – 13 de fevereiro
17h – Desfile das Virgens
20h às 22h – Taty Girl – no Palco Vitorino Carnavalesco
Sábado – 14 de fevereiro
16h – Bailinho Infantil | Grupo Música em Casa (Estação da Infância)
18h – Batuque | Os Filhos de Maria (Estação da Tradição)
18h50 – Maracatu Raízes (Largo da Folia)
Palco Vitorino Carnavalesco:
19h30 – Bahtucaí com Davi Sobreira
21h – Grupo Belo Samba
22h30 – Tiro Certeiro
00h – Banda Frevilhando
Domingo – 15 de fevereiro
16h – Bailinho Infantil | Tábua de Pirulito (Estação da Infância)
17h30 – Maracatu Uinuerê (Largo da Folia)
Palco Vitorino Carnavalesco:
18h10 – Grupo Quinteto
19h30 – Tropa do Carnaval
21h – Carla Ribeiro
22h30 – Orquestra Sonata
00h – Raied Neto
DJ Flávia Ribeiro (intervalos)
Segunda-feira – 16 de fevereiro
16h – Crato em Movimento: Ritmos Carnavalescos (Estação da Tradição)
18h – Batuque | Grupo Urucongo (Estação da Tradição)
18h50 – Maracatu Luz do Luar (Largo da Folia)
Palco Vitorino Carnavalesco:
19h30 – Tudo no Samba
21h – Flor Florentino
22h30 – Evan Alencar
00h – Felipão
DJ Clara França (intervalos)
Terça-feira – 17 de fevereiro
16h – Bailinho Infantil | Tio Flavinho e Banda Algazarra (Estação da Infância)
17h – Batuque | Zabumbar (Estação da Tradição)
Palco Vitorino Carnavalesco:
17h50 – Pagode Resenha Delas
19h30 – João do Crato
21h – Jorge Aragão
22h30 – Brasilianos (Elvis Nazário e Milla Sampaio)
00h – Wawa
Com acesso gratuito e programação diversificada, o Crato Estação da Folia 2026 consolida-se como uma das maiores festas populares da região, valorizando a cultura local, promovendo inclusão e garantindo uma estrutura preparada para receber foliões de todas as idades.








Comentários