8 de outubro de 2025
De acordo com o governo, desde 2023 os recursos para financiamento da Transnordestina são captados pela Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros (SNFI) do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). Um investimento de R$ 15 bilhões, sendo R$ 4,4 bilhões de contribuição federal, vão viabilizar a conclusão de 19 estações da ferrovia, interligando os estados do Piauí, Pernambuco e Ceará.
A conclusão dos 1.061 km da primeira fase da Transnordestina está prevista para 2027, possibilitando a conexão com outras ferrovias. O secretário de Fundos e Instrumentos Financeiro, Eduardo Tavares, destaca que a ferrovia ganhará uma nova escala a partir do momento que chegar ao Porto de Pecém-CE, inclusive com uma possível interligação com a Ferrovia Norte-Sul.
Terminais
O projeto da Transnordestina prevê a instalação de seis terminais logísticos ao longo do trajeto, um importante diferencial da ferrovia. Já estão em fase de construção o Terminal Intermodal do Piauí e o Terminal Logístico de Iguatu-CE. Os outros quatro ainda não têm local definido, mas Salgueiro pode receber um.
Comentários