20 de outubro de 2025
Vinculada ao programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde (MS), a carreta chegou ao bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte, oferecendo exames e diagnósticos para o público feminino. A cerimônia de entrega contou com a presença do governador Elmano de Freitas; da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho; do secretário de Atenção Especializada à Saúde do MS, Mozart Sales, e de outras autoridades.
Feliz por entregar mais essa ação para a saúde da população, o governador Elmano de Freitas enfatizou a importância do equipamento móvel. “Na sexta-feira (17) entregamos outra carreta em Russas, e a do Cariri chegou neste sábado (18) para atender as mulheres. Estamos todos juntos, porque este é um serviço muito importante de prevenção do câncer entre as mulheres”, pontuou o governador. “A mulher que for atendida aqui será acompanhada e, se necessário, encaminhada para tratamento porque sabemos que o diagnóstico com precocidade salva vidas”, completou.
Regionalização da saúde
Atuando pelos próximos 30 dias na região, a Carreta da Saúde da Mulher tem o objetivo de levar atendimento às cidades do interior, com foco na prevenção do câncer de mama e do colo do útero — que causam um grande número de óbitos no Brasil. Em busca de realizar seus check-ups, a dona de casa Leninha comemorou a chegada do serviço ao seu município.
Realizada pelo Ministério da Saúde e pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AGSUS), a iniciativa do programa Agora Tem Especialistas tem como objetivo reduzir as desigualdades regionais no acesso à assistência especializada. Equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas e agentes de saúde estão preparadas para atender nas unidades móveis.
Prevenção e cuidados
Focada em especialidades voltadas ao público feminino, a carreta oferece serviços de prevenção e diagnóstico do câncer de mama — a principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil — incluindo mamografia e ultrassonografia mamária bilateral, punção de mama por agulha grossa, biópsia ou exérese de nódulo e exame anatomopatológico da mama. Para o rastreamento do câncer de colo do útero — a quarta maior causa de morte — estão disponíveis colposcopia, biópsias e exames anatomopatológicos, além de procedimentos terapêuticos, entre outros.
Trabalhadora da limpeza urbana de Juazeiro do Norte, Larissa Viana aproveitou a Carreta da Saúde da Mulher para realizar a prevenção contra o câncer de mama. “Eu vim fazer a limpeza aqui da praça [do CC 2012] e ainda vou aproveitar para cuidar dos meus check-ups de prevenção”, comentou. “É muito importante ter um equipamento móvel como este nos municípios mais afastados, principalmente para a prevenção do câncer de mama. São ações assim que nos dão acesso a mais informações, permitindo que as mulheres façam sua prevenção e aprendam a praticar o autocuidado. Isso é fundamental para a nossa saúde”, ressaltou Larissa.
O consultório ginecológico das carretas do programa Agora Tem Especialistas conta com ambiente climatizado para atendimentos clínicos e procedimentos de diagnóstico, oferecendo às mulheres ultrassonografia transvaginal e pélvica. De acordo com o Ministério da Saúde, o investimento destinado à ação durante o Outubro Rosa é de R$ 18,9 milhões, com 28 unidades móveis atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as cinco regiões do país.
Comentários