8 de julho de 2025 # - Fotos Mariana Parente

Daniel França-Ascom SPS

Representantes dos municípios cearenses se reuniram para planejar e alinhamento ações para fortalecer a política de inserção profissional da juventude.

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social (SPS), reuniu representantes de 46 municípios em Fortaleza para encontro de alinhamento e planejamento do projeto Primeiro Passo. A iniciativa, que integra a política estadual de inclusão produtiva da juventude, já impactou mais de 14 mil jovens em 2023 e 2024, e projeta, até 2025, a abertura de 4.500 vagas na linha Jovem Aprendiz.

Durante o evento, executores da aprendizagem e representantes dos municípios parceiros participaram de uma programação que inclui palestras, apresentações e escutas voltadas à ampliação das turmas e melhoria da execução do programa. Além das metas, o encontro trouxe à tona histórias que ilustram os resultados alcançados pela política pública.

Ceará acima da média

O Ceará se destaca nacionalmente por promover o acesso de jovens ao primeiro emprego com carteira assinada. O estado registra o dobro da média nacional na geração de trabalho. O Primeiro Passo é responsável por cerca de 9% dos vínculos formais firmados entre jovens, escolas públicas e empresas. Só em 2024, o programa atendeu 6.043 pessoas. Nos anos de 2023 e 2024, foram qualificados 14.953 jovens.

Para a coordenadora de Inclusão Social da SPS, Wânia Azevedo, o desafio é superar estigmas e ampliar as possibilidades. “O que o Primeiro Passo faz é mudar realidades. Estamos aumentando as vagas, porque acreditamos nessa política. Em 2025, vamos ofertar 4.500 vagas, mil a mais que no ano anterior.”

Lei do Aprendizado

A Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000) determina que empresas de médio e grande porte devem contratar aprendizes entre 14 e 24 anos, numa cota que varia de 5% a 15% do seu quadro funcional. No entanto, muitas empresas ainda não cumprem integralmente a legislação.

Mais que formação, oportunidade

O Primeiro Passo opera em três linhas de atuação: jovem aprendiz, estagiário e bolsista, sempre com foco em formação cidadã, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. A meta do Governo do Estado é ampliar ainda mais o alcance do programa e consolidar o Ceará como referência nacional em políticas públicas voltadas à juventude.

O Acontece

Entrega de Quintais Produtivos, em Crato, fortalece política rural para mulheres

Post anterior

Romaria pelos 91 anos de falecimento do Padre Cícero será realizada de 17 a 20 de julho

Próximo post

Veja também

Comentários

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias