13 de maio de 2025

INSS terá 15 dias úteis para fazer o pagamento (Foto: Joédson Alves, Agência Brasil)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai notificar nesta terça-feira (13) os 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios. A mensagem, que será enviada pelo aplicativo Meu INSS, tem como objetivo checar se o beneficiário foi afetado pela fraude dos descontos irregulares nos últimos anos.

O aposentado ou pensionista que for notificado deverá indicar se autorizou ou não o desconto na quarta-feira (14). Se o beneficiário informar que não autorizou, poderá pedir o ressarcimento dos valores também na quarta-feira.

A notificação será feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. Não haverá contato por telefone ou mensagem SMS. Em caso de dúvidas, o órgão orienta que o beneficiário ligue para a central de teleatendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Como baixar o aplicativo?

O aplicativo Meu INSS está disponível para Android e iOS. No software, o usuário terá acesso a todos os serviços disponíveis e ao histórico das informações do beneficiário. Veja como baixar:

  • Ao baixar o aplicativo no celular, o beneficiário precisa aceitar os termos de uso;
  • Em seguida, deve “entrar com gov.br”, preenchendo com CPF e senha cadastrados na conta oficial do governo;
  • Por fim, é só clicar em “autorizar” para deixar que o aplicativo acesse os seus dados pessoais.

Reembolso

Assim que o beneficiário informar que não autorizou o desconto, o INSS irá acionar a associação para que faça o pagamento e apresente a documentação.

O instituto informa que o aposentado e pensionista não precisa apresentar qualquer documento. A associação terá 15 dias úteis para fazer o pagamento. As que não realizarem serão acionadas judicialmente.

*Com informações do g1 e da Agência Brasil

 

O Acontece

Em cinco dias, 213 suspeitos foram capturados durante a Operação Integração Saturação Total

Post anterior

Campanha Contribuinte Legal 2025 chega a sua reta final

Próximo post

Veja também

Comentários

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias