Domingo 04 de março de 2018   – foto Antonio Rodrigues       

Estiveram presentes o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra; o presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso; o promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caopij), Hugo Mendonça; o promotor de Justiça da Comarca local, Afonso Tavares Dantas Neto; a secretária de Educação, Maria Loureto; professores e coordenadores pedagógicos.

> Lançado concurso de monografiasLançado em fevereiro de 2017, o projeto visa contribuir com a Educação Infantil e disseminar os valores humanos. Já foi implantado em quatro municípios: Caucaia, Eusébio, Horizonte e São Gonçalo do Amarante. Ao todo, 211 escolas aplicam a metodologia, para 23.484 crianças. No Cariri, Missão Velha, Barbalha e Brejo Santo também já assinaram o TAC e estão em processo de implementação.Segundo o presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso, o próximo passo é a aprovação de lei municipal que garanta a implantação do projeto e a realização de um workshop . Os representantes da rede de ensino público de Juazeiro do Norte passarão por oficinas, capacitações e treinamentos. Depois disso, a metodologia será multiplicada na rede municipal e aplicada, de forma complementar, nos centros de Educação Infantil e escolas para crianças de até 6 anos.

“Os multiplicadores da Educação vão para as escolas com um plano de disseminar o conhecimento recebido. Vamos dar apoio. Ninguém deixa o multiplicador solto. Ele vai trabalhando para trazer esses valores humanos para dentro do sistema educacional infantil”, explica Igor.

O Instituto Myra Eliane já publicou três livros e 24 cordéis que estarão disponíveis para Juazeiro do Norte e os multiplicadores pedagógicos. “Os materiais didáticos vêm como apoio para o professor para ele rememorar, compartilhar. Os resultados já existem, em outros municípios já estão em andamento”, acrescenta.

O promotor de Justiça Hugo Mendonça acredita que o projeto é importante para trabalhar a universalização da Educação em todos os eixos, principalmente, na Educação Infantil, que apresenta os menores índices.

“A educação de creche, de 0 a 3 anos, em Juazeiro, está em 36%, e no Brasil todo o número é baixo. O MPCE está interessado em estimular os municípios a trabalhar para universalizá-la. Não adianta fazer isso se não trouxer qualidade para a Educação”, pontua o promotor.

Neste primeiro momento, o MPCE, que possui convênio com o Instituto Myra Eliane, está articulando a participação dos municípios. Após o acordo, os promotores vão acompanhar as capacitações e a implantação desta metodologia complementar de ensino. “Será feito plano de trabalho para ter a convicção que o TAC será cumprido”, diz.

O prefeito Arnon Bezerra celebrou a parceria. “Eu não tenho dúvida, cada vez mais, que, se valorizarmos a educação primeiro na criança, vamos formar jovens, adultos com capacidade mais próspera”.

Instituto Myra Eliane

O Instituto Myra Eliane surgiu em 2016, com base em Fortaleza, e a inspiração de contribuir para a diminuição da evasão escolar e ajudar na Educação Infantil, com o papel de fomentar a construção de creches-escolas e disseminar valores humanos.

Fonte Diário do Nordeste

postado por Antonio Rodrigues

O Acontece

Meia Maratona Padre Cícero tem recorde de inscritos

Post anterior

BARROSO DETERMINA QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO DE TEMER

Próximo post

Veja também

Comentários

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias