Terça feira 05 de junho de 2018-Centro Multiuso- Juazeiro CE-foto reprodução

O trabalho do Centro de Referência sobre Drogas (CRD), instalado dia 10 de maio em Juazeiro do Norte, já apresenta resultados. Doze usuários já foram encaminhados para comunidades terapêuticas e Centros de Atenção Psicossocial (CAPs). O local recebe e encaminha dependentes químicos para atendimento na rede assistencial

Conforme explicou João Borges Filho, coordenador do Centro, o local conta com equipe composta por profissionais da enfermagem, assistência social e psicologia, atua na prevenção e assistência a dependentes químicos. Através da procura, é feita uma triagem e verificação do caso para encaminhamento e avaliação médica. Caso verificada a necessidade de internação, o usuário é encaminhado e passa por um período de desintoxicação, internamento entre dez e doze meses.

No Cariri, há duas comunidades terapêuticas credenciadas junto ao Governo do Estado: a Aliança de Misericórdia, em Barbalha, e a Fazenda da Esperança, em Mauriti. Além delas, os usuários podem ser encaminhados para equipamentos como o CAPs Álcool e Drogas (AD). “Às vezes, não precisamos tratar só a questão do dependente em si, mas há outras questões como, por exemplo, a fome, já que a maioria está em situação de rua, e da higiene, que eles não têm acesso”, explica.

Por meio das parcerias, a pretensão é dar maior suporte às necessidades dos usuários. Grupos religiosos locais já contribuem nas ações e servem como ponte entre os dependentes químicos e o CRD. O diálogo com empresas e entidades de setores diferenciados promete oferecer uma melhor conjuntura. “Não adianta tratar e voltar ao mesmo ambiente. Tem que ter oportunidade”, menciona João, ao destacar que o Centro está de braços abertos para quem queira contribuir com a causa. “É preciso a vontade, a deliberação da pessoa. A gente não trabalha com a obrigatoriedade, mas com a conscientização”, finaliza.

CRD Juazeiro do Norte
Rua Interventor Francisco
Erivano Cruz, Centro / De 08 às 12h e 13 às 17h
Telefone: 2131-6536
Fonte: Jornal do Cariri

 

O Acontece

Aeroporto de Juazeiro poderá receber R$ 190,5 milhões para reforma de pista e terminal de passageiros

Post anterior

Ceará terá até três concursos em 2018, diz Camilo

Próximo post

Veja também

Comentários

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias